Elai_Razhell@friends

Arrisco usar uma frase do texto "anti-lógica" para nos descrever: somos apenas dois sábios ignorantes que sabemos mais do que desejávamos sem saber o suficiente para sentir saciada a nossa ignorância.

Name:
Location: Portugal

Sou apenas um sábio ignorante que sabe mais do que desejava sem saber o suficiente para sentir saciada a sua ignorância...

Friday, December 08, 2006

Monotonia

Hoje acordei mal disposto. Fiz o mesmo percurso de sempre, a mesma rotina de sempre, mas hoje isso incomodava-me. Na verdade este tipo (ou qualquer outro) de rotina sempre me incomodou, mas hoje algo me deixava mais pensativo que o costume.
Decidi faltar á primeira aula para espairecer. Mas não resultou em nada, quando voltei para a escola sentia um vazio ainda maior. Evitei os meus amigos durante todo o dia, não me apetecia estar com ninguém.
Voltei para casa á hora de almoçar, e uma vez mais a rotina foi a mesma… as mesmas conversas… os mesmos lugares nas cadeiras como se temêssemos que a mais pequena mudança interferisse no nosso mundo “perfeito”.
Faltei mais uma vez á primeira aula (da tarde), desta vez apenas por preguiça, aproveitei para pensar na mudança, e cheguei á conclusão de que o ser humano a teme. Ainda que não se sinta feliz, ainda que saiba que um dia irá lamentar todas as vezes que não arriscou, o ser humano evita a mudança.
Com este pensamento regressei á escola. A viagem cada vez mais penosa, sempre igual, apenas a minha expressão se alterava, como se a alma me abandonasse a pouco e pouco o corpo… como se a monotonia me matasse.
Na sala de aula, a minha tristeza não passou despercebida, a professora perguntou-me o que se passava comigo. Em vez de responder, perguntei-lhe “quantas vezes já se sentou nessa cadeira? Quantas vezes repetiu as mesmas aulas para turmas diferentes? Quantas vezes pensou em abandonar a rotina mas não o fez?... É feliz?”. Ao contrário do que esperei, a pergunta teve efeito, todos pararam para pensar no assunto por alguns momentos… mas ninguém respondeu. A professora optou por fingir que o episódio nunca tinha acontecido e prosseguiu.
Após este dia lastimável a minha única fuga é mesmo escrever, alivia-me sempre… como se a mágoa se prendesse nas palavras e abandonasse a minha alma, não por completo mas o suficiente para que me sinta de novo preparado para a monotonia.


Elai

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Monotonia é a certeza do futuro, a presença do passado como acontecimento seguro, uma previsão do inseguro e a esperança de seguridade!
Teme, sente o medo, sente vertigens de olhar para a rotina, para a repetição e aprecia o verdadeiro momento original, porque a originalidade, um único momento diferente marca a diferença, a diferença é lembrada e a rotina esquecida, por isso sê diferente e serás lembrado, faz a diferença.

Um momento original nunca é esquecido porque se torna especial!

Porta-te bem e continua a escrever meu amigo, meu companheiro, meu sangue, minha vida!

2:34 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home